quarta-feira, setembro 08, 2010

Planejando a vida...

Você já fez seu business plan??
Não sabe o que é isto?
[Pausa para o Wikipédia...]

Plano de negócios (do inglês Business Plan), também chamado "plano empresarial", é um documento que especifica, em linguagem escrita, um negócio que se quer iniciar ou que já está iniciado.

Geralmente é escrito por empreendedores, quando há intenção de se iniciar um negócio, mas também pode ser utilizado como ferramenta de marketing interno e gestão. Pode ser uma representação do modelo de negócios a ser seguido. Reúne informações tabulares e escritas de como o negócio é ou deverá ser.

De acordo com o pensamento moderno, a utilização de planos estratégicos ou de negócios é um processo dinâmico, sistémico, participativo e contínuo para a determinação dos objetivos, estratégias e acções da organização; assume-se como um instrumento relevante para lidar com as mudanças do meio ambiente interno e externo e para contribuir para o sucesso das organizações. é uma ferramenta que concilia a estratégia com a realidade empresarial. O plano de negócio é um documento vivo, no sentido de que deve ser constantemente atualizado para que seja útil na consecução dos objetivos dos empreendedores e de seus sócios.

O plano de negócios também é utilizado para comunicar o conteúdo a investidores de risco, que podem se decidir a aplicar recursos no empreendimento.
[Beleza, agora que você já sabe o que é.. vou seguir com meu pensamento...]

Como dizia eu.. a aritmética... ops, início errado.
Enfim...

Já entendemos que um plano de negócio é um “documento-objetivo” para servir como base e propósito de uma empresa perante alguma situação ou mesmo servindo como um todo.

Tem muita gente que faz este mesmo documento para servir em sua vida, ou seja, é um life’s plan (se é que posso chamar desta forma). Da mesma forma, é um documento que se identifica os objetivos que terão ou querem para sua vida. Um exemplo: Aos 20 anos – Iniciar uma faculdade; 25 – noivar; 27 –ser gerente e esposo; 30 – ter meu 1º filho; etc.

Há alguns pontos deste tipo de planejamento que é bem discutido entre a sociedade, como o planejamento familiar (um plano familiar que dita quantos filhos o casal terá).

Eu acho muito interessante fazer este tipo de planejamento de vida (life’s plan), mas como tudo na vida,  há sempre os dois lados da moeda (quem foi mesmo que inventou a moeda?). E os dois lados são fáceis de saber... Se der tudo certo com o seu planejamento você ficará feliz e do contrário você ficará triste/frustrado/etc.

No entanto eu o recomendo fazer, da seguinte forma:

Preencha sim em um documento-objetivo tudo o que você sonha em ter ou mesmo se esforça para alcançar.. Qualquer coisa, qualquer coisa mesmo.. Mas não se esqueça do “tempero” que pode fazer com que esta “receita de bolo” funcione.

E este tempero tem nome: É Jesus Cristo!

É Ele quem diz: “Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?” [Mateus 6:25-26]

Isto significa que você não deve fazer seus planos? Não, não significa, significa que você pode pedir tudo [“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á” Mateus 7:7], mas quem sabe o que é melhor para você e lhe dará conforme sua vida e necessidade é Ele [“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito,diz o Senhor;pensamentos de paz,e não de mal,para vos dar o fim que esperais” Jeremias 29:11].

O importante é se manter firme e confiante em Deus, saber que tudo o que acontece conosco é por permissão dEle, mas saber também que é dEle que vem todas as coisas e por Ele é que vivemos.

Também não podemos esquecer de registrar neste planejamento de vida suas opções religiosas, espirituais. Muita gente se preocupa tanto com o que está no mundo (emprego, família, viagens, bens materiais) que se esquecem também que a vida espiritual também deve ser planejada. Eu sei que é difícil sabendo que é Deus quem nos direciona, mas até lá, há muita coisa que nós mesmos devemos fazer (Estudo bíblicos, Leitura Bíblica, Cantar no Coral, Jejuar, Etc.)

Bem, agora que você já tem tudo em suas mãos, o que está esperando para começar a fazer seu planejamento? O que está esperando para colocar sua esperança e fé em ação. Deus tudo pode... E nós podemos também.. Tudo a partir de nossas orações e compreensão dos planos de Deus.

Creia, sonhe, peça e agradeça sempre!!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails